Porto Belo, 10 de abril 2017

Relatório Cenáculo da Paixão e Via Sacra Viva

Queridos amigos, amada família Salvai Almas, nosso encontro, iniciou-se as 14;45 horas, na Praia do Perequê, Porto Belo, com o Terço do Espírito Santo,  também deu-se início as orações na Capela Nossa Senhora se Sion como previsto.
Iniciamos a caminhada contemplando a Via Sacra de Maria, composta por Antonina Fhilippi, no primeiro quadro  Nossa Senhora  se apresenta com o Menino Jesus, Maria reza o Magnificat e nisto Menino Jesus se mostra crucificado e morto, Maria então clama a Jesus que volte a Seus braços, e exclama, a dor é demais. O Menino volta a Seus braços. Com a Cruz processional a frente vamos caminhando, rezando o Terço da Misericórdia até o próximo quadro, onde então se apresenta João Batista que diz, Eu sou a voz que clama no deserto, preparai os caminhos do Senhor... vai batizando alguns seguidores, e então Jesus, chega e João exclama: Eis o Cordeiro de Deus... Jesus  também é batizado, partimos cantando Conheço um coração. Chegando ao próximo quadro, vemos alguns pescadores,  arrumando as redes, estão inconformados pois cansados, com fome e não pescaram nada, Jesus se aproxima e os convida a serem pescadores de homens... Continuamos a caminhada na praia, e vem ao encontro de Jesus crianças, que querem brincar com Ele, os discípulos as repreendem, mas, Jesus diz: Deixar vir a mim as crianças... Assim segue nossa caminhada, rezando cantando, chegamos a mais um quadro, uma menina paralitica é conduzida numa maca, e grita: Jesus, Jesus! Grita ainda mais alto: Jesus, Jesus! Jesus então se aproxima e pergunta o que se passa, a adolescente pede a cura, Jesus lhe fala, tua fé te salvou, levanta, pega tua cama e vai, a menina levanta-se e sai carregando sua maca, então outra jovem, vendo isto, também se aproxima e ajoelha-se aos pés de Jesus, pedindo clemencia e cura. * (Estas duas personagens sofrem de doenças graves, peçamos a Deus que tenha misericórdia e as cure completamente.) Assim, entre orações cânticos e muita emoção fomos chegando ao costão, saímos então da praia e continuamos nossa caminhada nas ruas de Porto Belo. Numa esquina Eis Jesus, no horto das Oliveiras com os discípulos que dormem enquanto Jesus ora, também Maria se encontra a parte em vigília, ambos sofrendo e prevendo a dor do Calvário... Os dois amores clamam juntos ao Pai: Se possível afasta de Mim este Cálice, mas seja feita a Tua vontade!  Chegam os soldados para prender Jesus, João sai ao encontro de Maria.

Agora seguimos pelas ruas de Porto Belo, uma pequena cruz com laço roxo amarrada no poste,  marca cada estação da Via Sacra, e em cada ato, uma nova emoção, nosso coração vai crescendo, se transformando. A condenação à morte, Barrabás que é solto e canta seu arrependimento, Cláudia  que fala do sonho ao qual foi atormentada, Pilatos, que lava as mãos, Jesus tremendo, pois já tem medo do que ainda possa vir, e os soldados, todos furiosos... Seguimos a caminhada, e Jesus vai entre tropeços, empurrões, chicotadas, enquanto rezamos, o Terço da Santas Chagas... O encontro com Maria, as quedas, Cirineu, Veronica, tudo encenado com todo o amor de cada personagem. Assim segue o cortejo, até a porta da Capela de Sion, onde então Jesus cai pela terceira vez e Juliana se joga sobre Jesus e o protege das chicotadas e grita: Vocês estão loucos? Ele é o Filho de Deus! Ele me curou! Eu jazia num leito de morte, minha mãe, sem esperanças preparava meu tumulo, e Ele, o Filho de Deus me curou. * Esta jovem, sofria de um câncer maligno, já havia feito seis cirurgias, e recebeu a cura, representando a paralitica a onze anos atrás, hoje vem novamente representar, mas agora agradecendo o milagre. O Cortejo continua, Jesus entra na Capela, os soldados, Nossa Senhora e as Marias, entram logo atrás e em seguida os fiéis. Jesus é despojado de Suas vestes, entra então Janaina e acaricia o rosto do Bom Mestre e fala: Meu Senhor, a quanto tempo caminhamos juntos e ainda não me converti, quebra meu orgulho, arranca minha vaidade, tira de mim tudo o que não faz bem a minha alma... e assim vai tirando suas joias e ajoelha-se aos pés de Jesus... os soldados a empurram é hora da crucificação... Jesus morre, é decido da cruz e colocado no colo de Sua Mãe, aqui Carine faz promessas de adoração a Jesus enquanto banha seu corpo e o enfaixa, Jesus é sepultado e assim encerramos a Via Sacra Viva. Os personagens saem de cena enquanto Nivaldo canta uma homenagem a Jesus.
Dá-se início a Celebração da Palavra com Eucaristia, uma celebração muito simples, e confesso que fiquei muito decepcionada comigo mesma, já que deveríamos ter preparado uma Solenidade de Ramos,  triste isso, claro que preparamos alguma coisa, mas, na corrida, no cansaço acabamos por esquecer, me preocupei em bem preparar a Via Sacra, esqueci-me do auge, que é a Santa Missa, a Eucaristia. Para minha alegria, o Diácono Luís Quadros, Joinville, que presidiu a Celebração foi como sempre o é, muito ungido , e deixou meu coração menos entristecido, louvado seja Deus.. 

Após a celebração iniciamos o Cenáculo e a Mãezinha logo se faz presente. Linda! Claro que não há vejo, mas, sei que esta ali,  seu amor é contagiante, e nos disse que estava feliz, que foi tudo lindo, que o Céu amou nosso testemunho nas ruas, agradeceu a todos os que participaram com tanto amor, estava na verdade feliz. Também nos alertou sobre os ataques que virão, seremos desacreditados, marginalizados, mas, a recompensa virá. E fez lembrar, que também Jesus teve com pouquíssimos amigos e que fugiram deixando-o só. Ela é fantástica!

Meus queridos, eu gostaria de falar somente coisas bonitas sobre o Salvai Almas e nossa Missão, mas, percebi neste dia o quanto fui falha, o quanto tenho que aprender, me dedicar mais, me esforçar mais, jamais poderia ter esquecido de preparar melhor a liturgia, percebi o muito que fiquei em dívida com Jesus no que é mais importante ao bom católico, a Santa Missa, a Eucaristia. E fico agora a pensar se devemos nos preparar para o próximo ano fazer a Via Sacra Viva nas ruas, ou se devemos focar apenas nas orações? Embora, Nossa Senhora disse que amou, será que rezando dentro da Capela não teríamos alcançado mais conversões, mais almas?

Peço com toda minha humildade e de todo meu coração, que rezeis por mim, pela minha conversão, pelo meu desprendimento das coisas terrenas, peço que lembrem sempre de nós, da equipe central, somos criaturas débeis e falhas, e precisamos de vossas orações.

Deus em Sua infinita bondade abençoe a cada um em particular, e que tenham todos uma Semana Santa, com Jesus e Maria em seus lindos corações.

Marilne Aparecida Heckert
Movimento Salvai Almas

FIGURANTES

Nossa Senhora        - Aline Tavares         - Porto Belo
Menino Jesus         - Luiza Aparecida Mendes- Porto Belo
Deus Pai             - Nivaldo               - Jaraguá
João Batista         - Angelino              - Joinville
Batizandos           - Fátima                - Joinville          
                     - Otília                - Blumenau
                     - Matheus               - Joinville
                     - Marcia                - Joinville
João Discípulo       - Emerson               - Joinville
Pedro                - Anna  Caresia         - Blumenau
Tiago                - Jucelda               - Tijucas
Crianças             - Artur  Heckert        - Porto Belo
                     - Matheus               - Joinville
                     - Luiza Aparecida       - Porto Belo
Paralitica           - Rita de Cássia Heckert- Porto Belo
Levar maca           - Giane Cristine Heckert- Porto Belo
                     - Ivonete               - Jaraguá
Mulher doente        – Ligia                 - Blumenau
Pilatos              - Bernardo              - Jaraguá
Claudia              - Zenaide               - Jaraguá
Barrabás             - Nivaldo               - Jaraguá
Farizeu              - Manoel                - Blumenau
Soldados             - Carine Cecília        - Porto Belo
                     - Juliano               - Nova Veneza
                     - Alexandro             - Blumenau
                     - Ronaldo               - Itajai
Cirineu              - Angelino              - Joinville
Veronica             - Maria Onélia          - Báu, Ilhota
Mulheres de Jeruzalem- Norma Heckert         - Porto Belo
                     - Dulce Haas            - Vidal Ramos
                     - Rose                  - Brusque
                     - Fatima                - Joinville
                     - Marcia                - Joinville
Juliana              - Juliana Goedert       - Blumenau
Janaina              - Janaina Goedert       - Blumenau
Carine               - Carine Cecília        - Porto Belo

Narrador             - Diácono Luís Quadros  - Joinville   

Fonte: Movimento Salvai Almas
www.salvaialmas.com.br